O intenso trabalho de resgate à educação de crianças e jovens quiterienses contribuiu com a baixa evasão escolar no município.
O índice de evasão escolar de Santa Quitéria (4,7%) é um dos menores do Ceará, ficando a frente de Sobral e Fortaleza, com 5,1% e 7,1% respectivamente.
Combater o abandono escolar e garantir que todos os jovens em idade escolar estejam em sala de aula é uma das grandes metas do Governo de Santa Quitéria. O primeiro passo acaba de ser dado pela Secretaria de Educação. É um conjunto de ações integradas que possibilitará o monitoramento de frequência e a elaboração de ações direcionadas para manter e trazer os estudantes de volta para a escola.
Se o educar contribui na formação intelectual, moral e física, interromper este ciclo gera lacunas sociais, muito além de uma cadeira vazia em sala de aula. Apesar de a evasão escolar ainda ser uma realidade, Santa Quitéria tem trabalhado e conseguido avanços significativos.
“Lugar de estudante é na escola. Por isso, vamos fazer um esforço concentrado para identificar o motivo das faltas e adotar medidas que assegurem aos alunos o melhor ambiente escolar, que incentive e estimule nossas crianças e jovens a completar os estudos”, completou o prefeito Tomás Figueiredo.